Licenciatura em pedagogia presencial e a distância:
comparação entre os desempenhos no Enade/2017
Resumo
O objetivo deste artigo é comparar os resultados do conceito Enade/2017 dos cursos de licenciatura em Pedagogia nas modalidades presencial e a distância, levantando hipóteses que tangenciem possíveis causas subjacentes. Utilizamos as abordagens qualitativa e quantitativa num estudo de caráter exploratório. Lançamos mão dos dados disponibilizados pelo relatório do Enade/2017 juntamente com um questionário virtual respondido por alunos de cursos de Pedagogia a distância. Na pesquisa, identificamos que existe uma diferença, mesmo que não tão expressiva, nas notas entre os cursos presenciais e a distância. Constatamos que a faixa etária dos alunos da Educação a Distância (EaD) está acima dos 24 anos e que muitos deles são trabalhadores. Aliás, observamos que o smartphone é o dispositivo mais usado quando dos estudos a distância. Por fim, verificamos que a maior parte dos participantes da pesquisa gosta da EaD e não mudaria para a educação presencial. Como desdobramentos para estudos futuros, sugere-se investigações com maior abrangência e outras que possam levantar possíveis causas subjacentes para diferenças em resultados de avaliações como o Enade.
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