Superaventuras em ambientes escolares:
recursos de desenvolvimentos humanos em crianças e adolescentes em situações de riscos
Abstract
As HQs de super-heróis, além de promover entretenimento, atuam sobre o leitor, pois apresentam questões que todo ser humano enfrenta no cotidiano. Suas temáticas estão relacionadas à superação de adversidades, à construção de identidade pessoal e de gênero, à ética, entre tantos outros. Defende-se, neste estudo, sua inserção na escola, visto que elas se constituem em importante fonte de reflexão acerca da superação e do enfrentamento de situações difíceis. Para a realização do trabalho, contextualiza-se, preliminarmente, o contexto da juventude no Brasil e se discute, com base em autores diversos, a importância de intervenções positivas no âmbito escolar, no sentido de fortalecer o desenvolvimento do discente. Apresenta-se breve histórico das HQs e se discorre sobre como esse gênero pode atuar sobre o jovem ao fazê-lo se identificar com os personagens super-heróis. Por último, expõe-se, por meio de dois exemplos, como os super-heróis podem se constituir em referência para jovens.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Parajás
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.