A Experiência do Programa Pró-Docência no Colégio de Aplicação da UFAC
Resumen
O objeto deste estudo é o Programa Pró-Docência, que faz parte de uma política de assistência estudantil direcionada aos estudantes das licenciaturas da Ufac em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Para além dessa proposição, os acadêmicos vivenciam a prática pedagógica, acompanhando os professores dos anos iniciais do Colégio de Aplicação. Com o objetivo de analisar as contribuições do Programa Pró-Docência para a formação inicial dos alunos do curso de Pedagogia, a partir da articulação entre teoria e prática, utilizou-se como aporte teórico os estudos de Pimenta (1994, 1999), Azzi (2002) Tardif (2008, 2010) e Veiga (2008). Para tanto, foi realizada uma análise qualitativa de documentos oficiais e técnicos, bem como a pesquisa empírica por meio da entrevista com bolsistas e professores/orientadores. Os resultados da pesquisa documental apontam que o programa atende ao objetivo para o qual foi criado, a Assistência Estudantil, contudo, o estudo empírico desvelou que as ações do programa equiparam-se as propostas dos programas de iniciação à docência, permitindo a articulação entre teoria e prática.
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