Os impactos do ensino remoto em uma escola pública do município de Diamantina-MG:

um olhar para o ensino de geografia

Autores

  • Luana Maria Maia Caldeira Universidade Estadual de Montes Claros

Resumo

Com o avanço da disseminação da COVID-19 e a implementação do ensino remoto emergencial, a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e das plataformas virtuais na educação trouxeram diversos desafios e oportunidades tanto para professores quanto para alunos. Diante desse contexto, esta pesquisa tem como objetivo analisar os impactos e influências do ensino remoto emergencial nas aulas de Geografia ministradas a alunos do ensino médio em uma escola pública em Diamantina/MG. O trabalho se fundamenta em uma abordagem metodológica que se baseou em uma revisão da literatura, com foco nos principais autores da área educacional e no uso de tecnologias educacionais, por meio de artigos científicos. A pesquisa destaca a necessidade de refletir sobre a capacitação dos professores, especialmente aqueles que lecionam a disciplina de Geografia, para utilizar as TDICs em suas aulas remotas. Os professores têm enfrentado desafios notáveis em sala de aula, especialmente durante a pandemia. Diante desse contexto pandêmico, este estudo ressaltou a importância de debater não apenas os desafios enfrentados pelos professores de Geografia, mas também a necessidade de formação contínua desses profissionais. Além disso, é essencial analisar o papel da escola nesse contexto, como os alunos estão lidando com essa situação, as principais consequências no processo de ensino e aprendizagem, bem como as desigualdades que foram evidenciadas ao longo do ensino remoto. Em resumo, esta pesquisa visa contribuir para o entendimento dos impactos e desafios do ensino remoto emergencial nas aulas de Geografia, proporcionando subsídios para a formação adequada dos professores e para a reflexão sobre a importância da escola nesse cenário, além de fornecer insights sobre como os alunos estão lidando com essa nova modalidade de ensino e as desigualdades que surgem nesse contexto.

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Publicado

2024-12-10