Indsendelser

Du skal Login eller Registrér for at kunne foretage en indsendelse.

Tjekliste til forberedelse af indsendelse

Som en del af indsendelsesprocessen skal forfattere afkrydse, at deres indsendelse overholder alle følgende elementer, og manuskripter kan returneres til forfattere, der ikke overholder disse retningslinjer.
  • Indsendelsen er ikke tidligere blevet publiceret, og det er heller ikke sendt til et andet tidsskrift med henblik på at komme i betragtning til at blive publiceret (eller der er angivet en forklaring under kommentarfeltet 'Kommentarer til redaktøren').
  • Indsendelsesfilen er i et OpenOffice, Microsoft Word- eller RTF-dokumentfilformat.
  • Der er angivet URL-adresser til referencerne, hvor de er tilgængelige.
  • Teksten er skrevet med enkelt linjeafstand, benytter en 12-punktsskrifttype og anvender kursiv i stedet for understregning (med undtagelse af URL-adresser), og alle illustrationer, figurer og tabeller er placeret i teksten på passende steder i stedet for til sidst.
  • Teksten opfylder de stilistiske og bibliografiske krav, der er beskrevet under Retningslinjer for forfattere , som findes under Om tidsskriftet.

Retningslinjer for forfattere

As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores. 

A Revista Parajás publica APENAS artigos inéditos. Artigos já publicados ou encaminhados a outro periódico serão desconsiderados.

Os artigos devem ser digitados no Word, fonte Times New Roman, tamanho 12, sem negrito e formatados em folha tamanho A4, com espaçamento entrelinhas de 1,5 linhas e margens de 2,5 cm de cada lado. Os títulos (tópicos) do corpo do texto devem ser escritos em caixa alta. O texto deve ser justificado e a primeira linha dos parágrafos deve apresentar um afastamento de 1,25 cm.

O arquivo da submissão deverá estar em formato Microsoft Word (doc) e no modelo do template disponível abaixo. Ele deverá estar SEM identificação dos autores no corpo do texto. Essas informações devem estar somente no cadastro dos autores no sistema da Revista Parajás.

O modelo em template a ser enviado para análise encontra-se disponível aqui. Serão rejeitados TODOS os artigos submetidos que não se utilizarem do modelo disponível acima.

O artigo precisa vir com toda a formatação, incluindo cabeçalho e rodapé, tal como consta no modelo. Também deverão ser observadas as orientações para citações, referências e elaboração do resumo e introdução.

Os trabalhos assinados exprimem conceitos de responsabilidade dos seus autores, coincidentes ou não com os pontos de vista do Conselho Editorial da Revista, cabendo-lhes, também, a responsabilidade pelo cumprimento das normas técnicas e por suas opções metodológicas.

Atualmente, a Revista está aberta para submissão de textos que contem com, ao menos, um autor com mestrado e/ou doutorado. A ordem de apresentação, independentemente do título de cada coautor, seguirá o critério da ordem alfabética.

O periódico não prioriza artigos de graduandos, graduados e mestrandos.

Os nomes e dados de todos os autores deverão ser informados no sistema da revista no ato de submissão inicial do artigo, não podendo ser incluídos a posteriori os autores que não foram mencionados no momento oportuno.

Em caso de dúvidas, favor entrar em contato com a revista.

Ao enviar o seu artigo, o autor demonstra estar ciente dos prazos adotados pela Revista Parajás: 

  • após o recebimento do artigo, o prazo médio de análise preliminar (desk review) dos artigos submetidos é de ATÉ 12 meses;
  • uma vez averiguado que foram cumpridos os critérios exigidos pela Revista, o artigo serão encaminhados para os pareceristas ad hoc e o prazo de conclusão dessa fase de avaliação é de ATÉ 12 meses após o início da avaliação.

A Revista Parajás pede aos autores, durante o prazo descrito acima, que evitem entrar em contato exigindo informações. 

É importante ressaltar, porém, este é o prazo máximo de cada fase e que normalmente o processo tem duração menor.

Organização do texto (artigos originais, ensaios e relato de experiências):

TÍTULO : Apresentado em português e sua versão para o inglês. No caso de texto texto em Inglês ou espanhol, o título dever apresentado em língua portuguesa.

Resumo:  Deve possuir entre 150 e 250 palavras, escrito em um parágrafo único, justificado. Os currículos devem ser estruturados, destacando-se os objetivos, a metodologia, os resultados e as salvaguardas. O resumo não deve conter abreviações, nem citações. A palavra resumo deve ser escrita em caixa baixa, negrito, seguida de dois pontos. O texto do resumo deve iniciar-se na mesma linha da palavra "Resumo".

Palavras-chave : Incluir de três a cinco palavras ou expressões que identifiquem o conteúdo do artigo, separado entre si por ponto e vírgula.  A expressão "palavras-chave" deve ser escrita em caixa baixa, em negrito, seguida de dois pontos.

Resumo e Palavras-chave:  Apresentar o resumo e as palavras-chave em inglês. Se o artigo para escrito em inglês ou espanhol, o resumo e as palavras-chave devem ser necessárias em inglês.

Corpo do artigo:  O corpo do artigo deve ser dividido nas indicações para cada modalidade. Antes das referências, os autores devem explicitar se o trabalho foi financiado, se é o resultado da dissertação de mestrado ou tese de doutorado. 

Tabelas e ilustrações:  As  tabelas devem ser confeccionadas em programa compatível com o  Word for Windows , numeradas consecutivamente em algarismos arábicos e os respectivos títulos em sua parte  superior . As tabelas são mencionadas no texto acompanhadas do seu respectivo número, podendo integrar o texto, ou entre parênteses no final da frase. Exemplo: Na tabela 1, observou-se ... ou (Tabela 1). Preferencialmente, não repetir em gráficos os dados de base em tabela.

As ilustrações (gráficos, desenhos e figuras) devem ser restritas à compreensão do texto. Devem ser numeradas em algarismos arábicos e os respectivos títulos em sua parte  inferior . As normas para indicação das marcas no texto são obrigatórias para tabelas. É permitida a inclusão de, no máximo, cinco tabelas e / ou gráficos. Quando uma ilustração já foi publicada anteriormente, deve apresentar dados sobre a fonte (autor, dados e página) de onde foi consultada, abaixo do título e sua referência completa deve fazer parte da lista de referências.  

Citações:  As  citações diretas, de até três linhas, devem ser inseridas ao texto entre aspas. Citações diretas de quatro linhas ou mais devem constituir parágrafos independentes digitados em espaço simples e recuados a 4 cm da margem esquerda, em fonte  Times New Roman , tamanho 11, sem aspas. A supressão de parte da citação direta deve ser indicada com colchetes e reticências: "[...]".

Referências: A seção referências bibliográficas deve conter, em ordem alfabética de sobrenome dos autores, como referencias feitas ao longo do artigo. Deverão ser seguidas as normas da ABNT para a apresentação dessas referências.

Artigos

Publicações de caráter acadêmico que apresentam pesquisas originais ou revisões críticas sobre temas específicos.

Erklæring om beskyttelse af personlige oplysninger

De navne og adresser, der angives på dette tidsskrifts websted, vil udelukkende blive anvendt til tidsskriftets angivne formål og vil ikke blive gjort tilgængelige til andre formål eller for andre parter.