Proposte

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Lista di controllo per la predisposizione di una proposta

Durante la procedura di trasmissione di una proposta, gli autori devono verificare il rispetto dei seguenti requisiti; la submission potrebbe essere rifiutata se non aderisce a queste richieste.
  • La submission non è stata precedentemente pubblicata, né proposta a un'altra rivista (oppure si fornisce una spiegazione all'editor nei commenti).
  • Il file di submission è in un formato OpenOffice, Microsoft Word, RTF, o WordPerfect.
  • Dove possibile, sono stati fornite gli URL delle referenze.
  • Il testo ha spaziatura singola; usa un font 12 punti ; impiega il corsivo invece della sottolineatura (eccetto con gli indirizzi URL); e tutte le illustrazioni, figure, e tabelle sono posizionate all'interno del testo nei punti appropriati, piuttosto che alla fine.
  • Il testo aderisce alle richieste stilistiche e bibliografiche riassunte nelle linee guida dell'autore, che si trova nella pagina di informazioni sulla rivista.

Linee guida per gli autori

As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores. 

A Revista Parajás publica APENAS artigos inéditos. Artigos já publicados ou encaminhados a outro periódico serão desconsiderados.

Os artigos devem ser digitados no Word, fonte Times New Roman, tamanho 12, sem negrito e formatados em folha tamanho A4, com espaçamento entrelinhas de 1,5 linhas e margens de 2,5 cm de cada lado. Os títulos (tópicos) do corpo do texto devem ser escritos em caixa alta. O texto deve ser justificado e a primeira linha dos parágrafos deve apresentar um afastamento de 1,25 cm.

O arquivo da submissão deverá estar em formato Microsoft Word (doc) e no modelo do template disponível abaixo. Ele deverá estar SEM identificação dos autores no corpo do texto. Essas informações devem estar somente no cadastro dos autores no sistema da Revista Parajás.

O modelo em template a ser enviado para análise encontra-se disponível aqui. Serão rejeitados TODOS os artigos submetidos que não se utilizarem do modelo disponível acima.

O artigo precisa vir com toda a formatação, incluindo cabeçalho e rodapé, tal como consta no modelo. Também deverão ser observadas as orientações para citações, referências e elaboração do resumo e introdução.

Os trabalhos assinados exprimem conceitos de responsabilidade dos seus autores, coincidentes ou não com os pontos de vista do Conselho Editorial da Revista, cabendo-lhes, também, a responsabilidade pelo cumprimento das normas técnicas e por suas opções metodológicas.

Atualmente, a Revista está aberta para submissão de textos que contem com, ao menos, um autor com mestrado e/ou doutorado. A ordem de apresentação, independentemente do título de cada coautor, seguirá o critério da ordem alfabética.

O periódico não prioriza artigos de graduandos, graduados e mestrandos.

Os nomes e dados de todos os autores deverão ser informados no sistema da revista no ato de submissão inicial do artigo, não podendo ser incluídos a posteriori os autores que não foram mencionados no momento oportuno.

Em caso de dúvidas, favor entrar em contato com a revista.

Ao enviar o seu artigo, o autor demonstra estar ciente dos prazos adotados pela Revista Parajás: 

  • após o recebimento do artigo, o prazo médio de análise preliminar (desk review) dos artigos submetidos é de ATÉ 12 meses;
  • uma vez averiguado que foram cumpridos os critérios exigidos pela Revista, o artigo serão encaminhados para os pareceristas ad hoc e o prazo de conclusão dessa fase de avaliação é de ATÉ 12 meses após o início da avaliação.

A Revista Parajás pede aos autores, durante o prazo descrito acima, que evitem entrar em contato exigindo informações. 

É importante ressaltar, porém, este é o prazo máximo de cada fase e que normalmente o processo tem duração menor.

Organização do texto (artigos originais, ensaios e relato de experiências):

TÍTULO : Apresentado em português e sua versão para o inglês. No caso de texto texto em Inglês ou espanhol, o título dever apresentado em língua portuguesa.

Resumo:  Deve possuir entre 150 e 250 palavras, escrito em um parágrafo único, justificado. Os currículos devem ser estruturados, destacando-se os objetivos, a metodologia, os resultados e as salvaguardas. O resumo não deve conter abreviações, nem citações. A palavra resumo deve ser escrita em caixa baixa, negrito, seguida de dois pontos. O texto do resumo deve iniciar-se na mesma linha da palavra "Resumo".

Palavras-chave : Incluir de três a cinco palavras ou expressões que identifiquem o conteúdo do artigo, separado entre si por ponto e vírgula.  A expressão "palavras-chave" deve ser escrita em caixa baixa, em negrito, seguida de dois pontos.

Resumo e Palavras-chave:  Apresentar o resumo e as palavras-chave em inglês. Se o artigo para escrito em inglês ou espanhol, o resumo e as palavras-chave devem ser necessárias em inglês.

Corpo do artigo:  O corpo do artigo deve ser dividido nas indicações para cada modalidade. Antes das referências, os autores devem explicitar se o trabalho foi financiado, se é o resultado da dissertação de mestrado ou tese de doutorado. 

Tabelas e ilustrações:  As  tabelas devem ser confeccionadas em programa compatível com o  Word for Windows , numeradas consecutivamente em algarismos arábicos e os respectivos títulos em sua parte  superior . As tabelas são mencionadas no texto acompanhadas do seu respectivo número, podendo integrar o texto, ou entre parênteses no final da frase. Exemplo: Na tabela 1, observou-se ... ou (Tabela 1). Preferencialmente, não repetir em gráficos os dados de base em tabela.

As ilustrações (gráficos, desenhos e figuras) devem ser restritas à compreensão do texto. Devem ser numeradas em algarismos arábicos e os respectivos títulos em sua parte  inferior . As normas para indicação das marcas no texto são obrigatórias para tabelas. É permitida a inclusão de, no máximo, cinco tabelas e / ou gráficos. Quando uma ilustração já foi publicada anteriormente, deve apresentar dados sobre a fonte (autor, dados e página) de onde foi consultada, abaixo do título e sua referência completa deve fazer parte da lista de referências.  

Citações:  As  citações diretas, de até três linhas, devem ser inseridas ao texto entre aspas. Citações diretas de quatro linhas ou mais devem constituir parágrafos independentes digitados em espaço simples e recuados a 4 cm da margem esquerda, em fonte  Times New Roman , tamanho 11, sem aspas. A supressão de parte da citação direta deve ser indicada com colchetes e reticências: "[...]".

Referências: A seção referências bibliográficas deve conter, em ordem alfabética de sobrenome dos autores, como referencias feitas ao longo do artigo. Deverão ser seguidas as normas da ABNT para a apresentação dessas referências.

Artigos

Publicações de caráter acadêmico que apresentam pesquisas originais ou revisões críticas sobre temas específicos.

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I nomi e gli indirizzi email inseriti in questo sito della rivista saranno utilizzati esclusivamente per gli scopi dichiarati e non verranno resi disponibili per nessun altro uso.