Metadiseño para la Democracia (y viceversa):
por una Pedagogía de la Creatividad, del Juego y la Libertad
Keywords:
Comunicação criativa, Alfabetização multimodal, Experiência democráticaAbstract
Na busca por estender a pesquisa em comunicação criativa, desde a literatura até outros campos criativos, este artigo examina a intrincada relação entre alfabetização e democracia, enfatizando a dimensão histórica de ambos os conceitos e as diferentes relações entre a tecnologia e os processos culturais e cognitivos pelos quais percebemos, aprendemos e transformamos a realidade. Como alternativa à educação bancária e extrativista, o texto sugere a incorporação da pedagogia Freireana, que se expressa através do diálogo, da exploração e da criatividade, permitindo abordar temas significativos para todas as pessoas envolvidas, onde o design e a criatividade se colocam como vias autônomas, inter e transdisciplinares, nas quais se vinculam os interesses e se compartilham as capacidades em direção a um fim comum. As conclusões apontam para entender a educação criativa como um campo político em contínua transformação, que se configura coletivamente e, portanto, evidencia a cultura, mantendo um caráter lúdico-criativo, que habilita a colaboração por meio de projetos abertos e relações horizontais, onde a confiança e a responsabilidade nos envolvem em processos coletivos para o cuidado da vida.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Parajás
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.