Haverá uma mudança de paradigma na educação brasileira no pós-pandemia?

O fim da dicotomia ensino presencial-ensino a distância e a emergência do ensino híbrido como síntese desses modelos

Autores/as

  • Ana Paula Maia Costa Durães Universidade Estadual de Montes Claros
  • Dayane Stephanie Maia Costa Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Alessandra Sena Dias Faculdades Unidas do Norte de Minas
  • Fernanda Moraes Costa Universidade Estadual de Montes Claros

Resumen

A pandemia de COVID-19 promoveu um isolamento social e, com ele, vários aspectos da vida em sociedade se modificaram, dentre eles a Educação. Esta passou a experimentar, de maneira mais aprofundada do que antes, um novo paradigma: o do Ensino Remoto, com atividades síncronas e assíncronas mediante o uso da tecnologia. Especula-se que, com o retorno da “normalidade”, o Ensino Presencial retorne, mas não mais integralmente, e sim com o apoio da modalidade remota, surgindo dessa mistura um novo tipo: o Ensino Híbrido. A presente pesquisa procura estudar, a partir de uma pesquisa bibliográfica, a educação e as suas metamorfoses em meio ao cenário de pandemia da COVID-19 no ano de 2020, que levou a sociedade a repensar a Escola e as instituições educacionais. 

Publicado

2024-12-02

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